René Magritte nasceu em(luisa_6c_22)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Luisa-22-6c_ Instrumentos do Egito

O povo egípcio representa a civilização mais antiga de que se tem conhecimento.
A Música e os músicos gozavam de grande prestígio dentro da comunidade. Tanto na música religiosa, quanto na de guerra e mesmo na recreativa, os egípcios davam preferência às expressões elevadas e serenas, dando-lhes destaque no culto aos deuses, nos banquetes e cerimônias. A Música era praticada em coletividade, inclusive com a participação feminina.

Tecnicamente, faziam escalas de sete notas e usavam principalmente instrumentos de corda, como a harpa e o alaúde. Usavam também flautas feitas de osso e com o passar do tempo, vieram a fabricá-las também em metal. Como instrumentos de percussão, usavam o os tambores de guerra, címbalos feitos de bronze

INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO

CROTALO - consistindo de duas lâminas de madeira ou osso, ligadas parcialmente. Batia-se uma contra a outra, às vezes aos pares - isto é, um crotalo em cada mão. Para fins militares, os crotalos eram feitos de metal.

SISTRO (do grego: seistron = cousas sacudidas) - constituído de duas ou três varas dispostas horizontalmente, entre as aberturas de um quadrado de madeira, fixas; ao longo das varas corriam anéis de metal; agitando-se o instrumento, os anéis tilintavam. Usados, principalmente, no culto da deusa Hator e no de Ísis, para expulsar os maus espíritos. Os mais antigos, de madeira ou porcelana, chamavam-se SAKAM; os posteriores, de metal, SAUCHIT.

TAMBORES - de madeira ou de barro cozido, de diversas formas e tamanho. Os instrumentos de sopro, ao que parece, foram tocados somente por mulheres, existiam SAIBIT (flauta simples) e MAIT (flauta dupla), com e sem palhetas. A flauta horizontal (tocada de frente) chamava-se MEME, a transversal SEBI.

INSTRUMENTOS DE CORDAS:

CÍTARA - de origem assíria; sobre uma armação estendem-se duas séries de cordas (5 a 18) tangidas por plectro.

HARPA - originária da Suméria, onde já existiu 3.000 anos A.C.; de diversas formas, pequenas com 3-4 cordas e grandes com 8-20 cordas.

TRÍGONO – harpa portátil de poucas cordas.

É provável que a música egípcia se baseasse na escala pentatônica (do grego 5 tons), correspondente aos 5 primeiros graus da nossa escala maior. Dos conjuntos musicais também faziam parte algumas pessoas que somente batiam palmas. No segundo século A.C., surge em Alexandria - a mais adiantada das cidades da época - O ÓRGÃO HIDRÁULICO, inventado pelo célebre Ctesíbio (pronuncia-se Ktesíbio). O mecanismo do instrumento compreendia um jogo de tubos, alavancas ou teclas, destinadas a abrir e fechar as passagens de ar e um pistão, também por alavanca. Parte do mecanismo mergulhava em água para manter a pressão do ar e sua penetração contínua nos tubos, compensando a descontinuidade sonora resultante dos movimentos descendentes do pistão.

Os egípcios não assinalavam suas músicas, portanto quaisquer tentativas de reconstrução da música faraônica permanecerá para sempre especulativa. Por esta razão optei por uma midi mais recente para ilustrar musicalmente esta página.
Embora a música possa ter existido na pré história do Egito, sua evidência torna-se segura somente no período faraônico ou das dinastias.
A música constituía uma importantíssima porção da vida Egípcia e os músicos ocupavam inúmeras posições na sociedade Egípcia. A música foi encontrada em inúmeros contextos no Egito: templos, palácios, oficinas, fazendas, campos de batalha e tumbas. Além disto a música era parte integrante das cerimônias religiosas no Egito Antigo, então não é de se estranhar que havia deuses e deusas especificamente associados com a música, como por exemplo Hathor (que é motivo desta formatação). Nota: Vale a pena lembrar que este deus também está associado com dança, fertilidade e nascimento das crianças além da música.
Fonte:No Ritmo Do Mundo
Mulheres egipcias tocando intrumentos antigos como a Harpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário