René Magritte nasceu em(luisa_6c_22)

sábado, 12 de março de 2011

MÚSICOS E CANTORES - Weena S. G. Nº 32

Os egípcios, especialmente no tempo anterior à invasão dos hicsos, gostavam muito de música serena de harpa e outros instrumentos de tons suaves. Uma pintura, encontrada num túmulo em SACARA, datado mais ou menos do tempo em que foi construída a Grande Pirâmide, expõe músicos tocando uma flauta vertical, uma clarineta dupla e uma harpa de quatro cordas.




Quatro cantores mostrados sentados parecem indicar a melodia por meio de movimentos das mãos e dos dedos. Evidentemente, os instrumentos musicais só eram usados para acompanhar cantores. A julgar de suas atitudes e seus gestos, bem como os traços que lhes aparecem nos rostos, pode-se supor que os cantores devam estar cantando no mesmo estilo nasal, de garganta comprimida e em falsete que é característico do canto do Oriente em nosso tempo.

A literatura dos cantos de amor, que data da Décima-Segunda Dinastia, indica secular tradição musical de finura, talvez comparável à vetusta música religiosa. A era dos hicsos trouxe música mais polar mais barulhenta, embora a calma a clássica música do Antigo reino perdurasse nas escolas e templos sob a supervisão da classe conservadora.

Fonte: http://www.conjuntojk.com.br/diversao/jk_humor_jogos_curiosidades/curiosidades/egito/o_egito_antigo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário