A música no Egito tem sido uma parte integrante da cultura egípcia desde os tempos antigos. Os antigos egípcios creditam um de seus deuses Thoth (Deus de todas as ciências como matemática, astrologia, etc) como sendo o criador das músicas tocadas pelo Deus Osíris durante sua missão na civilização do mundo.
Deus Thoth |
Estudiosos acreditam que a música no Antigo Egito tenha origens tão remotas como a da Mesopotâmia. Graças a afrescos em templos e túmulos, é possível reconstruir com relativa precisão o desenvolvimento dos instrumentos musicais e o uso da música na civilização egípcia. Entre o Sexto e o Quarto milênio a.C., após o estabelecimento das primeiras cidades, a dança era a principal manifestação musical e os instrumentos provavelmente vieram do sul da África e da Suméria.
Dança egípcia |
ANTIGO, MÉDIO E NOVO IMPÉRIO
Na época do Império Antigo, durante as dinastia, a música egípcia viveu seu auge. Muitas representações mostram pequenos conjuntos musicais, (com cantores, harpas e flautas) e inscrições coreográficas descrevem danças realizadas para o Faraó. Acredita-se que este tenha sido o período de maior florescimento da arte musical egípcia.
No Império Médio conjuntos maiores e até orquestras são representados. Entre os instrumentos , há harpas, alaúdes, liras, flautas, flautas de palheta dupla (oboés), trombetas, tambores e crótalos.
No Império Novo, estes instrumentos se aperfeiçoam. A música passa a ter papel ritual e militar.
Alguns destes instrumentos foram encontrados em escavações de pirâmides, templos e túmulos subterrâneos do Vale dos Reis, mas infelizmente, nenhum deles de afinação fixa. Isso impossibilita definir que tipos de escalas musicais eram utilizadas.
Músicos egípcios |
Não foi encontrado nenhum texto que permita deduzir a existência de um sistema de notação e também não há textos sobre teoria musical, porém acredita-se que a música egípcia se baseasse na escala pentatônica (do grego 5 tons), correspondente aos 5 primeiros graus da nossa escala maior.
A cultura musical do Egito Antigo entrou em decadência junto ao próprio Império. Com as sucessivas invasões, a música do egito passou a ser influenciada pelos gregos e romanos, perdendo totalmente sua independência.
MÚSICA EGÍPCIA NA ATUALIDADE
A música egípcia conteporânea mistura tradições indígenas com elementos turcos, árabes e ocidentais, e tornou-se cada vez mais importante na cultura egípcia, especialmente entre a população jovem do Egito
Músicos se preparando para a tradicional marcha egípcia |
A música popular egípcia continua a ser tocada durante casamentos e outras festas tradicionais. No último trimestre do século 20, a música egípcia era uma forma de comunicar as questões sociais e de classe. Entre alguns dos egípcios hoje pop mais populares cantores são Mohamed Mounir e Amr Diab.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Music_of_Egypt
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Antiguidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário